segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O mar é fiel 20*

- Lua, podes abrir a porta?
Arrasto-me pelas escadas abaixo e deixo-o entrar, com a luz a encadear-me a visão. As minhas pernas falham e tenho de me agarrar ao Frederico para não cair.
- O que raio se passa contigo?
- A festa foi demais.. - murmuro enquanto me encosto a ele.
- Lua, precisamos de falar.
Por muito pouco funcional que a minha cabeça esteja neste momento, apercebo-me no tom de voz dele e tento manter-me focada.
- O que se passa?
- O que se passa? Já viste bem o teu jardim?
Olho para ele e vejo-lhe o ar meio zangado meio preocupado pelo que me dirijo lá fora, com a mão a proteger os olhos. Levo algum tempo até me adaptar à luz, mas quando consigo, entendo o que ele quer dizer. O relvado é uma mistura de garrafas de bebida e cigarros por todo o lado. A noite de ontem tinha sido demais.
- Agora deste para fumar foi?
- O quê? Não - é mentira, tu sabes.
Ele nem responde. Vira-me costas, entra em casa e sobe pelas escadas a cima. Faço um esforço para o acompanhar e quando chego ao meu quarto, ele está a revirar-me as gavetas, as malas, tudo. 
- O que é que pensas que estás a fazer? Pára com isso!
- Se me vais mentir, então tenho de arranjar provas.
- Pára com isso Frederico, não tens direito nenhum de mexer nas minhas coisas. 
Ele ignora-me e eu acabo por perder as forças que ainda tenho. Encosto-me à parede, a tremer por todos os lado. Ele vai descobrir. 
Subitamente, ele pára. Um arrepio percorre-me a espinha e eu sei o que vai acontecer a seguir. O estômago revolve-se. 
- Nunca pensei que tivesses de me mentir. 
- Eu..
Ele vira-se de repente, tão depressa que me assusta.
- Tu o quê? Tu escondeste-me isto. Tu mentiste-me quando te fiz uma pergunta bem direta. Tu mudaste, eu já não te conheço, já não vejo a pessoa que conhecia há um ano e meio. Já não és a mesma.
- Sou, sou sim, deixa-me explicar, por favor..
- Explicar o quê? Tu fumas e nunca me contaste. Pensas que sou estúpido? Sempre a comeres pastilhas, a tentares disfarçar com a desculpa 'estava ao pé de amigos'. Eu não sou burro. Mas tu fizeste de mim um. Desde quando é que isto dura?
- Desde a festa dos caloiros.. - a minha voz mal se ouve; tenho um nó tão grande na garganta e as lágrimas estão cada vez mais próximas.
- Isso foi à quase 3 meses. Tu andas-me a mentir à três meses.
- Tu é que insistis-te comigo para ir! 'Precisas de fazer amizades' foi o que tu disseste!
- Porque pensei que tu fosses crescidinha o suficiente para não te meteres nisto. Tu sais todas as noites, e de manhã estás sempre de ressaca. Sempre. 
- Estás a fazer uma tempestade num copo de água, qual é o mal do que eu tenho andando a fazer?
- Tu não entendes pois não? - oiço-lhe a voz magoada, o que me magoa a mim também - tu mentiste-me. Mentiste-me, escondeste-me coisas. Qual foi a última vez que estivemos juntos em condições? Quando é que foi a última vez que fizeste alguma esforço para estar comigo?
Dou voltas e voltas à cabeça mas é verdade que não temos um momento só nosso quase desde o verão. Era verdade, e eu sei-lo. Eu não tinha feito qualquer esforço para estar com ele, tinha-o evitado pois não queria que ele notasse nas minhas mudanças. Eu não queria.
- Deixa estar. Não vale a pena, pois não? Quer dizer, tu agora és uma universitária, tens festas, álcool, tabaco. Não precisas de mim.
- Não foi isso que eu..
- Não precisas, entendes? Não precisas de dizê-lo. Os teus atos falam por ti. 
Neste momento já ele tem lágrimas grossas a escorrerem pela cara abaixo, tal como eu.
- Frederico..
- Não vale a pena, Eu já não te conheço. Eu já não sei quem tu és. Simplesmente tornaste-te num estranha. Num desconhecida. Assim não. Não dá. Desculpa, mas não consigo. Acabou.
Ele sai do quarto e oiço a descer as escadas.
Vai atrás dele. 
Mas eu não consigo. Não consigo andar, não consigo mexer nenhum músculo, nem sequer organizar os pensamentos. Sinto-me feita de chumbo, e quando realmente entendo o que acabou de acontecer, sinto uma dor lancinante no peito, que me faz quebrar em lágrimas.

4 comentários:

desconhecida disse...

li hoje a tua história toda e adorei. mal posso esperar pelo próximo capítulo. segui *

Anónimo disse...

Amo *-* Não consigo parar de ler!! Por favor, continua!

Anónimo disse...

Desculpa, mas é demasiado grande, perdi o interesse logo na 1ªlinha.
Tenta por metade do capitulo e depois dizes "divulguem ou comentem, se chegar aos 30 comentarios so a dizer bem meto o resto do capitulo amanha" :D
Só uma ideia!

Anónimo disse...

quero o proximo rapido *-*